Novembro
Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos setores da
sociedade, incluindo Governo, empresas, instituições sociais e cidadãos, que
ocorre sempre no mês de novembro. A campanha é dirigida à sociedade,
especialmente aos homens, para conscientização de doenças masculinas, com
ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Um dos
grandes tabus para a prevenção de mortes por câncer de próstata é o preconceito
contra o exame preventivo. A campanha visa conscientizar a necessidade do
preventivo, e o fato de que este preconceito pode ser fatal, como muitas vezes,
infelizmente, acaba sendo.
Criada em
2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o
câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum
entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de
61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto
Nacional do Câncer.
Durante todo
o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de
próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá
distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul –
entre eles o Congresso Nacional, em Brasília.
O Instituto
Lado a Lado pela Vida coordena a ação, e na página da campanha, o instituto
disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde do homem, seja na
infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em
cada uma delas,você vai encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de
risco, prevenção, sintomas e tratamento.
“Por meio da
informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e
mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao
tratamento”, é o lema da campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Fonte:
OPTCLEAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário