sábado, 24 de dezembro de 2011

Preparação para o Natal



(João 1:12)
Esta é a época do ano quando todo mundo começa a se preparar para o Natal. As lojas estão cheias de pessoas comprando presentes. Shopping estão cheios de favoritos enfeites de Natal. Aquelas caixas embaladas longos meses atrás são retiradas e todo esse material lindo de Natal é exposto. As casas são decoradas com luzes e enfeites e pátios tornam-se vitrines do esplendor do Natal.
O que você faz para se preparar para o Natal?
Em algumas casas há um esforço de limpeza em massa. Toda a casa é limpa de cima para baixo para começar tudo de forma excelente. Antes de qualquer decoração ser colocada, toda a casa recebe uma boa limpeza.
Quando a limpeza está concluída, a casa precisa de ser arranjada para a decoração. A sala de jantar fica completamente alterada para a árvore de Natal e todas as outras decorações. Estantes são movidas. Decorações cotidianas são afastadas. Toda a casa é dada um novo olhar em preparação para a decoração. Depois de todos os arranjos feitos corretamente, as decorações começam e tudo começa a ficar com o aspecto do Natal. A árvore é criada com luzes amarradas de cima a baixo e ornamentos estão espalhados nos galhos. Vários outros enfeites surgem em torno da casa. Quando tudo isso é feito o trabalho de preparação está quase concluído.
A preparação final para o Natal gira em torno dos presentes. Listas são criadas de desejos determinados ou necessidades específicas e as idas as lojas começa. Várias viagens são feitas em várias lojas e centros comerciais. Claro que não seria Natal sem quatro ou cinco viagens para o shopping. O shopping é feito para que possamos dar e receber presentes no dia de Natal.
Tudo isso é uma grande ilustração de como Deus quer-nos a preparar para o Natal. Quando realmente se preparar para o Natal, há uma purificação pessoal. Quando realmente se preparar para o Natal, há um novo arranjo das nossas prioridades. Quando realmente se preparar para o Natal, há uma decoração do coração. Quando realmente se preparar para o Natal, há um dar e receber de presentes.
I. A limpeza do coração
“Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus” Mateus 5:8
A palavra “bem aventurado” literalmente quer dizer feliz no original grego. A partir desta declaração de Jesus vemos que os puros de coração são os felizes de coração. Por quê? Simplesmente porque um dia verão Deus face a face. Agora isso parece muito simples, não é, porque tudo o que você precisa é um coração puro.
Eu não sei sobre você, mas muitas vezes meu coração parece mais poluído do que puro. Ainda fico com raiva quando alguém me fecha quando eu estou dirigindo na estrada. Fico frustrado quando meus melhores planos se desmoronam. Eu ainda perco a paciência com problemas estúpidos e insignificantes. Ainda fico com ciúmes quando ouço dos outros cujas realizações brilham mais do que as minhas.
Talvez nada disto se aplica a você. Talvez, você não é como eu e você tem sua vida em completa harmonia. Talvez você não tem nenhum problema com a questão puro de coração. Mas para aqueles de vocês, que são como eu e ainda luta com o ser puro de coração, tenho uma pergunta? Como podemos nos tornar puros de coração? O que temos que fazer?
Eu tenho algumas notícias extremamente ruins para você, não há nada que você possa fazer para tornar seu coração puro! A boa notícia é que Deus é o único que limpa o coração e tudo o que você precisa fazer é pedir-Lhe. Davi pediu a Deus exatamente isso: “Cria em mim um coração puro e renova um espírito reto dentro de mim” (Salmo 51:10) Deus concedeu o pedido de Davi e lhe deu um coração puro. Ele pode fazer o mesmo por você, tudo que você precisa fazer é pedir-Lhe.
II. A organização de prioridades
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33
Uma parte essencial da preparação para o Natal envolve rearranjar. Assim como preparamos as nossas casas, horários e outros aspectos de nossas vidas para o Natal. Deus quer que preparemos nossos corações para o Natal. Seu desejo é que você crie mais espaço para o seu Filho na sala do seu coração.
Quando criamos esse espaço extra no coração, Deus nos abençoa com mais de Cristo. É então as bênçãos de Deus começa a fluir rapidamente em nossas vidas e transborda para a vida dos outros. Quando colocamos Cristo no centro de nossas vidas, todo o resto vem junto.
Quando Jesus fez esta declaração de buscar o reino de Deus em primeiro lugar, ele estava dando o antídoto para a preocupação. Jesus deixa claro que se quisermos ter sucesso na vida, o nosso foco deve ser em Deus em primeiro lugar.
Tornamo-nos tão ocupados celebrando a temporada que esquecemos totalmente o motivo da temporada! Tornamo-nos centrado em compras para os presentes certos e esquecemo-nos de dizer aos outros o dom perfeito de Deus. Não estamos preparados para o Natal até as nossas prioridades estão em linha.
III. A decoração do coração
O que Deus faz para decorar um coração?
“Eu lhe darei um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne”.
Deus decora um coração por evisceração do velho e criando algo novo. Quando Deus decora um coração ele deve ter total controle sobre toda a vida. Muito frequentemente, nós só damos a Deus o controle parcial e só permitimos que Ele faça as mudanças que nós aprovamos. O desejo de Deus é tomar sua vida e torná-la ainda mais bonita. Deus quer agregar valor à sua vida.
Deus quer apenas o melhor para sua vida e ele quer ser a influência de sua vida. No entanto, ele espera por você para dar-lhe permissão para começar o trabalho. Deus deseja decorar sua vida com a sua bênção e dar-lhe algo completamente novo.
IV. O recebimento e distribuição de presentes
A. O recebimento de presentes
“Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”. João 1:12
João fala daqueles que receberam a Cristo. O significado da palavra grega “receber” significa “bem-vindo” ou “aceitar.” João está deixando claro que devemos dar as boas vindas a Cristo em nossas vidas. Este receber não é apenas para algumas partes da nossa vida, mas é para todas as áreas da nossa vida.
Cristo também deve ser crido. Crer no nome de Jesus significa colocar fé nEle como uma pessoa e no que ele representa. O simples ato é que muda a vida e transforma, porque nós nos tornamos filhos de Deus.
Deus nos deu um presente incrível. Pela fé, em Cristo, podemos nos tornar filhos de Deus. Quando aceitamos a Cristo, somos levados a família de Deus. João diz que por meio de Cristo nos é dado o direito de se tornarem filhos de Deus. Literalmente nos é dado a permissão para se juntar a família de Deus. Pela fé em Cristo, tornamo-nos uma parte da eternidade. Nossa cidadania é alterada e nós ganhamos uma morada no céu. Nossa posição na vida é alterada. Ganhamos uma morada no céu e a graça divina de Deus Pai.
B. A doação de presentes
Uma das maiores alegrias do Natal encontra-se em dar. Na verdade, é melhor dar do que receber. Eu nem sempre aprecio as compras ou a embalagem de presentes, mas eu gosto de dar os presentes. O mesmo pode ser verdade para você. Você gosta de ver os outros derramarem lágrima enquanto abre a embalagem. Você gosta de ver o brilho nos seu olhos. Você gosta de ouvir as palavras “Era tudo o que eu queria!”
Você pode se surpreender, mas isso se aplica a Cristo também. Há uma grande alegria quando você dá um presente a Cristo. O que Cristo quer de você?
“Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos” Provérbios 23:26
O maior presente que você pode dar a Cristo é você mesmo
Conclusão: Então, como você está com seus preparativos para o Natal? Existem algumas áreas de seu coração que precisam ser limpos? Talvez você precise rearranjar algumas coisas para dar mais espaço para Cristo em sua vida? Talvez o seu coração esteja bastante estéril e precisa de algumas das bênçãos de Deus para a decoração. Você recebeu o dom de Cristo e deu a Ele o seu coração?
Este ano, a maravilha do Natal pode se tornar viva para você de maneira nova, se você vai abrir seu coração e permitir Deus prepará-lo para o Natal.
por: Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário