domingo, 1 de maio de 2011

Eu sou o Mensageiro




Neste ultimo sábado eu fui conferir a Pré-estreia do Filme Thor , e como de costume entrei em uma livraria para comprar mais um livro para minha coleção. Amo comprar livros. O escolhido desta semana foi o Eu sou o mensageiro de Markus Zucak.
Markus Zusak é australiano, autor do best-seller A menina que roubava livros. Nesse seu 3º livro, ele conta a história de Ed Kennedy, um jovem motorista de táxi. Seu pai, morto devido ao alcoolismo; sua mãe, uma mulher amargurada e mal humorada, que trata Ed com desprezo.
Ed mora em um pequeno apartamento, com seu velho cão, Porteiro.
Seus amigos, jovens como ele, sem perspectivas.
Marv, tagarela e fumador de charutos; Ritchie, bebedor de cerveja; e Audrey, por quem Ed nutre uma paixão secreta, motorista de táxi, como ele. Toso fim de semana, se reúnem para um jogo de cartas, tomar cervejas e bate-papo.
A vida de Ed começa a mudar quando um dia ele encontra em sua caixa de correios, junto com suas contas a pagar, um pequeno envelope com seu nome rabiscado. Dentro, uma carta de baralho, um Ás de ouros com 3 endereços escritos com a mesma letra do envelope. Ele não conhece esses endereços nem o que possa haver lá. Ed penso que é uma brincadeira de seus amigos, mas logo descobre que eles nada sabem. Teria sido sua mãe? Também não. Enfim, um mistério.
Ed não resiste e vai em busca de respostas, procurando o primeiro endereço. Era uma casa onde viviam uma mulher, sua pequena filha e seu marido, um homem violento, que diariamente traz dor e sofrimento à sua família.Ed não tem coragem de tomar uma atitude e foge apavorado.
Ao buscar o segundo endereço, conhece uma velha mulher solitária. Ela espera a volta de seu marido que jamais retornou da guerra. Ed sente pena da mulher, que o confunde com seu marido.
No terceiro endereço, Ed encontra a doce Sophie, a corredora descalça, eternamente perdedora.
A verdade é que a interferência nas vidas dessas pessoas faz com que Ed perceba que as cartas trazem mensagens que ele deve interpretar e, de alguma maneira, fazer o que deve ser feito. Isso realmente não é fácil, pois ele deveria matar o marido violento, mas não tem coragem. Por isso, dois homens sinistros vão à sua casa - Daryl e Keith - e dão-lhe uma bela surra, deixando ben claro que não há como escapar de ser o Mensageiro.
Ed fica inquieto e preocupado pois não sabe quem o escolheu nem por que o escolheram.
Ele aceita seu destino e passa então a agir, provocando mudanças nessas pessoas e, aos poucos, ele próprio também vai mudando.
Logo recebe uma segunda carta, um Ás de paus com a frase: "Faça uma oração nas pedras de casa". Com essa pista, Ed chega a três nomes de pessoas que ele não conhece, mas que ele sabe que estão precisando de uma atuação sua.
À medida que o tempo vai passando, essas atitudes de Ed vão deixando marcas em sua vida, e até seus amigos percebem que ele está "diferente".
Com a terceira carta, três nomes, três escritores. Ele nunca havia lido nada desses escritores, mas seguindo pistas encontradas em trechos de suas obras, ele acaba chegando em um restaurante chamado Melusso's. E é aí que Ed terá uma grande surpresa, que fará com que ele questione sua mãe: porque você me trata tão mal, tão diferente de meus irmãos? Eu também sou seu filho e tenho esse direito.
A essa altura, Ed se pergunta se haveria outras pessoas como ele, recebendo cartas pelo correio
Eu sou o mensageiro é do mesmo Best-seler A menina que roubava Livros. Assim que eu terminar de ler o livro farei a rezenha.

Fonte: Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário