domingo, 28 de agosto de 2011

Os Smurfs



Este fim de semana fui levar meu sobrinho ao cinema. Como sempre eu sou o responsável por escolher o filme. Fui questionado por ele sobre o porquê, que ele não poderia escolher um filme. Permiti sem problema que ele escolhesse. O filme escolhido foi os Smurfs, fiquei com um pouco de receio porque há quem diga que os seres azuis são demônios. Agente sempre tem uma questão polemica quando se trata de filmes infantis, permitir ou não, que as crianças vejam. É certo que a maioria dos filmes tem mensagens subliminares, como explicar isso para os pequenos? Eu consegui tirar da cabeça deles o Guinomeu & Julieta, mas os smurfs não teve jeito. Assistimos ao filme e francamente eu não vi nada de demoníaco, a não serem as gargalhadas do gato Cruel e do feiticeiro Gargamel. Em tudo uma lição; e o que eu tirei de bom do filme foi à proteção o carinho o amor de pai que o papai smurf tem com seus smorfinhos. O mesmo amor paternal que o nosso grande Deus tem por nos o mesmo que nossos pais carnais têm. O smurf desastrado acaba colocando seus irmãos em apuros por ser todo desajeitado, e mesmo assim papai smurf o protege e espera e confia nele, mostrando que apesar de tudo ele é especial, jamais ele o deixaria só. Eu aprendi algo que com certeza eu vou colocar em pratica com meus filhos, melhor que proibir e sentar e compartilhar com os filhos, dividir e trocar opiniões trazendo tudo à luz da palavra.

Os smurf


Quem assistiu alguma vez Os Smurfs e conseguiu esquecer facilmente deste grupo de seres azuis que reinaram absolutos entre as crianças na década de 1980?
Essa pequenas criaturas foram criadas pelo desenhista belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo, e apareceram pela primeira vez nos quadrinhos, como coadjuvantes em uma das histórias de "Johan's and Peewit's Adventures" em outubro de 1958. Logo ganharam seu próprio espaço, com o episódio "Os Smurfs e a Flauta Mágica", alcançando um sucesso tão grande que em 1981, foram trazidos para tevê por Fred Silverman, diretor da NBC Network, nos EUA. Depois os estúdios da Hanna-Barbera acabaram fechando contrato para produzirem uma série de desenhos animados dos personagens.
Em 1981, Os Smurfs estreavam na televisão, e foi ai que a febre dos azulzinhos realmente se consolidou, com inúmeros produtos, discos e comercias de Tv, ligados aos personagens.
Os Smurfs eram um grupo de duendes azuis, bem pequenos, tendo a altura equivalente a apenas três maçãs. Há muitos e muitos anos eles viviam no coração da floresta, na encantada Vila Escondida onde só entra quem for convidado, morando em casinhas de cogumelo. Essas pequenas criaturas tinham aproximadamente 100 anos, sendo Papai Smurf o mais velho, com algo em torno de 550 anos.
Os Smurfs passavam seu tempo vivendo em seu cotidiano pacato até que fossem perseguidos pelo maligno feiticeiro Gargamel. O maior desejo de Gargamel era capturar alguns Smurfs para devorar, mas suas tentativas eram quase sempre em vão e quando ele finalmente conseguia essas pequenas criaturas sempre arranjavam uma forma de escapar. Como se não bastasse a maldade do vilão, os pequeninos ainda tinham que fugir do ajudante de Gargamel, o Espeto, e das garras do animal de estimação do feiticeiro, o gato Cruel, que mostrava bem o comportamento dos vilões do desenho só no seu famoso rosnado: “crueeeeeelll”.
Papai Smurf era o mais velho do grupo, por isso mesmo era muito sábio e estava à frente dos Smurfs, não só como um excelente líder mas também como um ótimo alquimista; Smurfete era a única mulher da Vila na maioria dos episódios, e foi criada por Gargamel para atrair os outros smurfs, mas a mágica de Papai Smurf a transformou numa charmosa aliada; Gênio era o único smurf que levava tudo a sério, além de ser o mais inteligente e de sempre bolar os planos para fugir das emboscadas do Gargamel, mas por ser muito chato vivia sendo arremessado pelos companheiros; Joca era o mais brincalhão dos smurfs e às vezes deixava todos irritados com suas brincadeiras de mau gosto, como os seus presentes explosivos; Ranzinza estava sempre de mau humor e mesmo quando estava um pouquinho alegre nunca admitia; já o Harmonia tinha a alma de um grande músico, mas não o talento, por isso quando tocava sua corneta deixava os outros smurfs irritados; o Poeta vivia as voltas com sua caneta de pena e seu pergaminho, escrevendo prosas e sonhando tanto com suas poesias, que as vezes nem percebia os perigos que se metia;
Apaixonado é o mais romântico dos smurfs e desde a chegada de Smurfete passava o dia sonhando com ela, escrevendo seu nome nos troncos das árvores; Vaidoso usava uma flor no chapéu e volta e meia estava se olhando no espelho; Robusto era o mais forte de toda a turma, o Habilidoso vivia trabalhando e consertando as coisas; Fominha era o smurf mais esfomeado de todos e o cozinheiro da turma que fazia as sobremesas mais gostosas de toda a Vila e ficava muito zangado quando alguém roubava comida de sua casa; tinha ainda o Desastrado e o Bebê Smurf e a Sassete.
7 Bom.Smurfs é um bom filme engraçado e que diverte crianças e adultos,a história muito boa e divertida,Smurfete (dublada por Katy Perry)linda no filme,e os smurfs muito bem feito,realmente superou bem todos aqueles que diziam que não funcionaria um filme sobre os pequeninos azuis,não é a toa que está em primeiro lugar de bilheteria aqui no Brasil.Mas um dos momentos que eu não gostei foi quando os Smurfs entraram numa livraria antiga e pegaram um livro sobre os Smurfs em homenagem a seu criador,e neste livro encontraram o feitiço para sair daquele lugar,acho que este parte não deveria existir,filme simples e que na maioria do tempo os Smurfs ficam se metendo em confusão e atrapalhando o casal do filme.

PERSONAGENS

Papai Smurf/Grande Estrumpfe (Papa Smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
Smurfette/Estrumpfina: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfette resolveu ficar para sempre com os Smurfs.
Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
Gênio (Brainy Smurf):Smurf estudioso e inventor , aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros, por vezes irritando-os a ponto de lhe darem marretadas. É o único que usa óculos.
Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
Preguiça: é o que vive dormindo.
Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres, mas no filme é o herói.
Fominha: o glutão.
Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
Mineiro: um smurf que vive trabalhando na mina.
Madeireiro: smurf que corta madeira.
Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos. obs: a única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (quem, aliás, todos os Smurfs admiram) mas não mais do que a si mesmo.
Habilidoso:conserta tudo. Usa lápis na orelha.
Assustado: o medroso!
Sujão: o que adora sujeira.
Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
Poeta: o que declama poesias.
Natural: o ranger. Usa pena no barrete.
Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
Fazendeiro: cultiva plantações.
Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.
Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
Ninguém: um Smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de Gargamel, passa a ser chamada de "alguém"
Repórter: Apareceu somente em uma história em quadrinhos. Usa um chapéu marrom e gravata.
Amador : um Smurf que não termina nada do que começa.
Arrojado: um smurf atrevido,corajoso que está sempre pronto para uma aventura.
Narrador : Narra tudo que acontece.
Cortez : Trata todos com cortesia.
Smurf bipolar : Nunca sabe se ele está de mal-humor ou de bom-humor.













FONTE/NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário