quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tabaco vai matar 8 milhões por ano até 2030

Dia Mundial sem Tabaco é marcado nesta quinta-feira pela ONU; campanha em São Paulo e no Rio de Janeiro oferece aos fumantes a chance de trocar o maço de cigarro por uma fruta. A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que o tabaco irá matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Atualmente, seis milhões morrem por conta do fumo, afirma a agência. O Dia Mundial sem Tabaco é marcado nesta quinta-feira, com ações em vários países. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, realiza uma campanha nas ruas de várias cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. O médico e coordenador do Comitê Antitabaco da SBC, Márcio Gonçalves de Souza, falou à Rádio ONU, da capital paulista, que a entidade está oferecendo frutas para quem entregar o maço de cigarro. Hábitos Saudáveis "Essa campanha é 'Troque um Maço de Cigarros por uma Fruta' e no Rio de Janeiro vai ser 'Troque um Maço por Vitamina'. A ideia é a gente substituir um hábito tão deletério, o tabagismo, por um hábito saudável, que seria a ingestão de frutas e de vitaminas. Chamando a atenção para os hábitos mais saudáveis." Segundo a OMS, o tabaco é um dos principais fatores de risco para câncer, doenças do coração e respiratórias e diabetes. Ex-Fumante A promotora de eventos Fátima Castellani fumou durante 40 anos e largou o cigarro há 12 meses. De São Paulo, ela contou sobre os benefícios que vem sentindo na saúde. "Eu sempre fui bailarina e comecei a sentir um cansaço. Mas eu não imaginava que fosse do cigarro. No segundo ou terceiro mês que eu consegui deixar o cigarro, eu notei uma diferença absurda. Eu tinha uma disposição incrível para andar; uma disposição incrível para dançar novamente." Neste ano, o foco da OMS para o Dia Mundial sem Tabaco é a favor da luta contra a interferência da indústria do fumo.

 Fonte: RÁDIO ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário