terça-feira, 15 de março de 2011

Beco Sem Saida!!

Êxodo 14
E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Ex 14:9-12

Todo ser humana passa por momentos de angustia, desespero, dor e solidão. Momentos esses tão terríveis, que nos tiram a paz, razão. Isso faz com que não consigamos pensar, raciocinar, acabamos por perder o controle de tudo. Ainda que com nossas forças procuremos uma saída, deparamos em beco, sem saídas. A realidade chega nossa frente e tentamos encontrar uma solução para nossos problemas, mas parece que o mundo conspira contra nós. Todas as portas fechadas, sem solução e sem saídas. O pior que nesta hora as janelas do desespero estão abertas, e com elas perdemos a esperança, as forças. E muitas das vezes ficamos prostrados diante do problema. Moisés quando tirou o povo de Deus do Egito, durante o percurso se depararam em um beco sem saída. Nesta hora o povo de Deus entrou em desespero, e começaram a reclamar, e a questionar: - Moisés será que por ventura não havia sepulcro suficiente no Egito, para que fossemos morrer justamente no deserto. Nesta hora o medo toma conta do nosso emocional, e sempre questionamos a Deus, porque nascemos. Não seriam melhor termos morrido no ventre de nossa mãe, do que ter que passar tantas provações nessa vida. O povo de Israel achava que para eles não haviam mais soluções. A ferente deles estava o Mar Vermelho de um lado Pi-Hairote entre Migdol e as grandes montanhas impossíveis de se escalar, de outro lado Baal-zefon terra de canibais, homens que tinha o costume de se alimentar de carne humana. Atrás vinha faraó com seus carros e cavalos furiosos. Tudo parecia estar perdido, mas Deus é Deus e não dorme; para salvar um escolhido ele move terra, céus e mar. Poderia não haver mais saída em nenhum dos lados. Mas o nosso Deus é Deus do impossível, ele abre portas onde não existem portas. E se por ventura não se abrir as portas da direita, esquerda, vanguarda ou retaguarda. Ele abre uma porta do alto (em cima) só para nos dar a vitória.
Recentemente eu passei por um momento assim na minha vida, onde eu achava que era o meu fim. Meu medo e desespero eram tão grandes que não me deixou perceber que o meu Deus não é apenas poder, ele é todo Poder. Eu, sem esperança comecei a agir da mesma maneira que o profeta Elias, que no momento de desespero, pediu a Deus a morte. Mas Deus é fiel, e quando ele se cala é por que está trabalhando. No momento certo o socorro vem, a única coisa que eu fiz, foi em perseverar na oração e no louvor. E a resposta de Deus veio claramente a mim. Não temais Renato; estais quietos e vede o livramento que eu o Senhor vos dou, porque este problema que hoje vos aflige nunca mais ver, para sempre: Eu o Senhor pelejarei por ti. Amados nosso Deus é fiel para cumprir o que ele começou, e no momento certo o socorro vem. Pode parecer que em certas ocasiões estamos só, mas Deus não nos abandona ele está conosco todo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário