sábado, 14 de julho de 2012

Um Passo além da solidão



“Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou desamparado e aflito. Alivia as tribulações do meu coração; tira-me das minhas angústias, olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados” (Sl 25. 15-18).
Um homem afirmou ter faturado no ano que passara mais do que seu pai em toda a sua vida; de dois em dois anos, trocava de automóvel; nunca saía sem seu cartão de crédito; barbeava-se duas vezes ao dia porque não sabia quem iria encontrar; cria em Deus, mas não necessariamente na igreja; disse ter tudo o que o dinheiro podia comprar, mas estava só, terrivelmente só!
Com certeza, a palavra “solidão” descreve a história de muita gente. É um sentimento que não escolhe suas vítimas. Jovens e idosos, ricos e pobres, santos e pecadores são seu alvo. T. S. Elliot expressou em um de seus poemas:
“Não é que queira estar sozinho,
Mas é que todos estão sós -
Ou assim parecem…”
É solitária a criança que sente não ser amada pelos pais; o adolescente que se sente rejeitado pelos outros; é solitário quem é alvo de risadas por um defeito físico, feiúra, retardamento mental ou excentricidade qualquer; vive em solidão a mocinha que pensa ser feia; o filho de pais separadosque passa a semana com um e o fim de semana com o outro; são solitários os casados que só tem em comum o leito que nem conjugal é mais, e nem mais conversam, apenas se agüentam. Por essa razão, Rollo May diz ser a solidão “uma característica das pessoas modernas” , e William Fletcher contado passageiro de um táxi em Nova York que recebeu um bilhete passado pelo motorista: “Em vez de gorjeta, prefiro que converse. Sinto-me solitário. (a) o Motorista”.
Na verdade, o único aspecto da criação original que Deus não considerou bom foi, segundo Gênesis 2.18, a solidão: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” Por isso, ocorreu o encontro de Adão e Eva, o encontro do homem com a mãe de todos os viventes (3.20), e de cada homem particularcom sua esposa.
HÁ SOLIDÃO E HÁ SOLIDÃO
Observe-se, no entanto, que nem sempre a solidão é um mal, pois existe a solidão-recolhimento, fuga-das-multidões, retiro.Jesus a buscou. Antes do início de Seu ministério, esteve em solidão no deserto (4.1,2, 14; cf. Mt 14.23; Mc 1.35; Lc 5.16; Jo 6.15), bem como antes de escolher os apóstolos (Lc 6.12, 13); ao saber da morte de João, o Batista (Mt 14.13). Também a recomendou aos apóstolos quando retornaram da missão enviada (Mc 6.30-32).
“Estar a sós” e “sentir-se só” não são a mesma coisa. Ficar algum tempo a sós é necessário para que haja uma trégua daspressões da vida, e pode, mesmo, ser altamente produtivo, pois o tempo a sós deve ser considerado como uma oportunidade de construir um relacionamento com você mesmo. Aprenda a meditar, a pensar ou, até, a abstrair-se de qualquer pensamento. No entanto, muita gente não sente serem momentos de solidão positivos e produtivos porque essa é uma solidão emocional, vem de dentro. Ela se torna terrível quando não há fé. Foi o caso de Judas Iscariotes. Homem de nome tão significativo ( Ioudas, gr. < Judah, hebr. ="louvor"), mas que caráter tão diferente do geral do grupo dosapóstolos: mesquinho (Jo 12.4, 5), traidor (Jo 6.64), ladrão (Jo 12.4-6). Sem fé, tornou-se um solitário no sentimento, no espírito; com remorso, matou-se (Mt 27.5) . Almas solitárias sem fé escolhem uma de duas saídas: tornam-se agressivas e odeiam as pessoas ou são misantropas, fogem de tudo e isolam-se.
CAUSAS
Não há dois casos iguais. Há incontável número de pessoas com problemas especiais de solidão. É a mulher solitária porque o marido não a acompanha a igreja; é o marido que sesente só porque a mulher se dedicou tanto aos filhos que se esqueceu do primeiro amor.
As causas são muitas: morte de um ente querido, traição por parte de um amigo, sentimento de estar atrapalhando após anos de produtividade ("síndrome do aposentado"), privação da personalidade (viramos apenas um número: Para a Secretaria da Receita Federal a pessoa se torna o 002.148.757-41, ou a conta 361.439-8 do banco no qual recebe o pagamento); separação espiritual de Deus. Há um triste caso de solidão na Bíblia : Jó (cf. Jó 19.13-19). Irmãos, parentes, amigos e conhecidos o desprezaram (cf. vv. 13, 14), empregados, a esposa (cf. vv. 15-17), mesmo as crianças (cf. v. 18) e amigos íntimos (v. 19) o abandonaram?! Que tremendo caso de abandono e solidão, pois por todos foi achado repulsivo, e tratado como estranho sem reconhecimento de autoridade e posição.
A solidão traz medo, senso de abandono e perda da dignidade.Por causa da solidão muita gente é levada ao alcoolismo, aos tóxicos, a comer demasiadamente, a dormir em excesso, ao suicídio.
A SOLIDÃO NÃO FAZ ESCOLHAS
Dissemos no início que a solidão não faz escolhas, e todos são atingidos. É ver os exemplos; Elias fora ameaçado pela ímpia Jezabel (1Rs 19.1, 2) e fugiu (v. 3), tendo entrado em profundadepressão (v. 4). Quarenta dias depois, ainda se sentia só (vv. 10, 14). A realidade é que não estava só: havia sete mil fiéis aoSenhor em Israel (v. 18). Davi fugia da perseguição movida pelo rei Saul. Escreveu na ocasião o Salmo 13 (cf. vv. 1-4). No Salmo 69.1-4, 18:
"Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço. Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge. Estou cansado de clamar; secou-se-me a gargante; os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus. Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; poderoso são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui. Aproxima-te da minha alma, e redime--a; resgata-me por causa dos meus inimigos.
Mesmo Jesus ficou só:
"Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo." ( Mt 26. 36-38).
Voltando, verificou estar sozinho, pois os discípulos dormiram: "Voltando para os discípulos achou-os dormindo; edisse a Pedro: Assim nem uma hora pudeste vigiar comigo?" (v. 40).
Paulo:
"Procura vir ter comigo breve: pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia; só Lucas está comigo, porque me é muito útil para o ministério. Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado." (2Tm 4.9-11, 16).
E, no entanto, todos venceram a solidão, Elias: "E depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada." (1Rs 19.12). Davi: "Vejam isto os mansos, e se alegrem; vós que buscais a Deus, reviva o vosso coração. Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus, embora sejam prisioneiros." ( Sl 69.32, 33); Jesus: "Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade." ( Mt 26.42);
Paulo: "Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, paraque por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livraráde toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; aquem seja glória para todo o sempre. Amém" (2Tm 4.17, 18).
UM PASSO ALÉM DA SOLIDÃO
Entendamos que a solidão não é o objetivo de Deus para nós: "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18a); "Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida" (Sl 68.6; cf. Jo 8.29).
John Donne muito bem o expressou numa sentença que se tornou clássica: "Nenhum homem é uma ilha, inteiramente desi mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte do mar..."
Então, para lidar com a solidão:
Primeira etapa: é preciso uma compreensão clara, ativa, positiva de que Deus é soberano. Ele tem um plano para cada um de nós, e Seu plano é sempre bom. Podemos contar com Sua providência para afastar de nós a solidão, a dor, a tristeza,e torna-las em bênção. Assim, reconheça que você nunca está sozinho; a todos os que conhecem a Cristo, Deus concedeu a Sua presença.
A Josué: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida.Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." (Js 1.5); aos cristãos:
"Não vos deixarei órfãos; voltareii a vós." (Jo 14.18).
Segunda etapa: aceite que nada acontece por acaso aos olhos do cristão. Tudo é ordenado por Deus que ama e que é soberano. Na verdade, é na solidão que você tem oportunidade de conhecer melhor a Deus, de ler a Bíblia, de orar, e de compreender que existe uma companhia que jamaisnos deixará.
Terceira etapa: pratique a arte de se comunicar em níveis espirituais mais profundos com outras pessoas. Ore para que oEspírito Santo conforte e encha o vazio do coração. Chore , se for o caso; lave o coração e a alma com essa válvula de escape que Deus lhe deu. Aprenda sobre a promessa especial da Escritura: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz. E não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jr 29.11).
Quarta etapa: Peça a Deus que ponha na sua vida alguém maisnecessitado que você e que lhe ensine a ministrar a essa pessoa. A solidão só pode ser curada pelo amor. Você que não é solitário busque alguém, viva, dê amor. A solidão é superadaatravés da oração por outros porque quando oramos pelos outros, começamos a amá-los.
A resposta final à solidão se encontra numa comunhão íntima,sólida com Deus. Samuel Rutheford disse com muita felicidadeque "Nossas necessidades nos qualificam melhor para Cristo" . Envolva-se no projeto de Jesus Cristo: a expansão do Seu reino: "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." (1Co 3.9). Amém!

Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário